segunda-feira, 17 de maio de 2010

POR ONDE QUER QUE ANDE O CALOR... UM DIA CHEGARÁ!


O Plano de Contingência para Ondas de Calor 2010 foi activado no passado sábado e deve manter-se até 30 de Setembro. O anúncio é da Direcção Geral de Saúde (DGS).

O Plano de contingência para ondas de calor 2010 tem como base um sistema de previsão, alerta e resposta em caso de temperaturas muito altas. No site oficial da DGS pode ler-se que o plano tem como principal objectivo "informar a população sobre o que fazer para prevenir os efeitos do calor na saúde humana, bem como providenciar os meios necessários em períodos de calor intenso".

Além da DGS o plano conta com a colaboração de diversas entidades do sector, como a protecção civil e a segurança social.

Há uma onda de calor quando durante, pelo menos, seis dias consecutivos a temperatura máxima do ar é superior em cinco graus centígrados ao valor médio diário no período de referência (1961-1990).Como consequências do aumento elevado das temperaturas, podem acontecer golpes de calor - que acontecem quando o organismo não consegue controlar a sua própria temperatura, o que pode provocar deficiência crónica e a morte - cãibras e esgotamentos. (...)

(In Visão.pt)

Nenhum comentário: