quinta-feira, 22 de abril de 2010

DIA DA TERRA


O dia 22 de abril de 1970, foi o dia do nascimento do moderno movimento ambientalista nos Estados Unidos. O fundador Gaylord Nelson recorda a sua motivação para propor o primeiro protesto ambiental nacional: “O objectivo era o de organizar uma manifestação nacional de preocupação para com o meio ambiente, tão grande que agitasse o estabelecimento político e vigorasse na agenda nacional.” Foi uma aposta, mas funcionou.

Em 22 de abril de 1970, 20 milhões de americanos saíram para as ruas, parques e auditórios para demonstrarem a sua simpatia em nome de um ambiente saudável e sustentável. O primeiro Dia da Terra levou à criação da Environmental Protection Agency (EPA) – Agência de Protecção Ambiental-, e à passagem de vários diplomas legais de cunho ambiental, importantes nos EUA, com o Clean Air Act, a Clean Water Act e o Endangered Species Act.
Hoje, dia 22 de Abril de 2010, comemoramos mais um Dia da Terra, que nos deve obrigar a pensar sobre o que estamos a fazer para tornar a Terra um lugar melhor no futuro.

Nenhum comentário: