segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

MONITORIZAÇÃO PARA MELHORES RESULTADOS




"Os resultados de aprendizagem dos alunos são o essencial da actividade educativa. É indispensável criar mecanismos de monitorização na gestão da aprendizagem dos alunos", afirmou Isabel Alçada, que esta manhã presidiu, na Maia, à sessão de abertura de um seminário para debater a autonomia e a liderança das escolas.

Para Isabel Alçada, é preciso uma escola mais eficaz, com melhores resultados pedagógicos, sendo para isso necessário que se faça uma avaliação de todas as iniciativas e dos esforços realizados. A ministra da Educação afirmou ser preciso que as escolas dêem informação ao Ministério, para que seja possível prosseguir com o processo de autonomia dos estabelecimentos de ensino.

"Precisamos de informação para este trabalho de autonomia", a qual "permite reflectir e traçar um planeamento daquilo que são projectos a desenvolver no futuro, e ajuda a decidir melhor", disse. Para Isabel Alçada, com mecanismos de monitorização será possível "estabelecer um nexo entre o esforço e a eficácia", sendo necessário "emitir exemplos de trabalho produtivo". Com esta monitorização, salientou, será possível comparar o trabalho das escolas com contrato de autonomia com as outras, sendo certo que "tem de haver uma diferença assinalável".

"Precisamos de dar evidência a essa diferenciação", sustentou. Questionada pelos jornalistas se seria possível quantificar essas diferenças, a ministra disse não poder "dar já uma quantificação rigorosa dessa causa efeito". Isabel Alçada adiantou que "é nesse sentido que o Conselho das Escolas, o Ministério da Educação, os directores de escola e a inspecção-geral do ensino estão envolvidos em reunir informação, cada vez mais segura, para que essa relação entre o esforço e a produtividade em termos de resultados na aprendizagem se possa sentir". Isabel Alçada disse ainda que o Ministério pretende abrir "novas candidaturas" para celebração de mais contratos de autonomia com escolas, assim que a avaliação de todo este processo de autonomia esteja concluída. O número de contratos a realizar estará sempre dependente do número de candidaturas apresentadas, disse. Isabel Alçada frisou que há actualmente 24 agrupamentos, num total de 144 escolas, com contratos de autonomia.

(In Público.pt)

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