sábado, 2 de janeiro de 2010

22º COLÓQUIO ADMEE-EUROPE




22.º Colóquio ADMEE-Europe
14, 15 e 16 de Janeiro de 2010

Instituto de Educação e Psicologia
Universidade do Minho
Braga - Portugal

Avaliação e Currículo: Papel das políticas, efeitos dos dispositivos e dos programas, relações com as aprendizagens


Nas últimas décadas, em todas as mudanças operadas nos sistemas educativos, as questões relativas ao Currículo têm sido uma preocupação central e incontornável no domínio das Ciências da Educação. É, neste contexto, que a introdução de uma problemática de avaliação, no domínio da condução de um currículo conduz, necessariamente, a esclarecer as suas relações com as políticas educativas que organizam as propostas do sistema educativo e que suscitam as reformas; os programas e os dispositivos que constituem os utensílios destas políticas; os projectos (institucionais, colectivos e individuais), que intervêm nas estratégias curriculares; as aprendizagens cujas metodologias e fenómenos estão em constante confrontação com o desenvolvimento do currículo.
O 22.º Colóquio ADMEE-Europe articular-se-á em torno dos problemas epistemológicos, metodológicos, éticos, políticos, psicopedagógicos e didácticos que desafiam a avaliação, face à actual centralidade destas questões curriculares, a partir do confronto entre a investigação e as perspectivas dos actores, à volta dos seguintes eixos:

1º - Avaliação das políticas curriculares: entre controlo e pilotagem
2º - Avaliação dos dispositivos e dos programas, à luz do desenvolvimento curricular
3º - Avaliação dos projectos curriculares
4º - Avaliação das aprendizagens “em situação” curricular

(In ADMEE)

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