sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

CANCER MOBILE


O Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP) vai lançar em Setembro um programa com o objectivo de ensinar conceitos básicos de cancro a alunos do ensino secundário.
O programa, denominado Cancer Mobile, visa segundo o seu responsável, o investigador Nuno Marcos, "dar um forte ênfase na parte da prevenção, falar sobre os factores de risco de cancros que estão entre os mais frequentes em Portugal".
Segundo Nuno Marcos, "há quatro cancros que fazem parte deste projecto: estômago, mama, tiróide e cólon".
O Cancer Mobile vai sensibilizar para a necessidade de fazer uma "prevenção individual", indicando "certas medidas simples que cada pessoa pode fazer ou sinais a que deve estar atento para aumentar o grau de conhecimento, consciência e, em último recurso, a prevenção".(...)

As iniciativas terão lugar no Laboratório Aberto, uma estrutura afecta ao IPATIMUP e devidamente equipada, com laboratórios e computadores, "muito convidativa" e a funcionar na antiga Escola de Paranhos, não muito longe daquele instituto.
O Laboratório Aberto "é já um sucesso", garantiu, entusiasmado, Sobrinho Simões.
Em 2007, passaram por lá 282 alunos, em 2008 foram mais de 3.500 e, nos dois primeiro meses deste ano, o número de visitantes é já superior a um milhar.(...)



Nenhum comentário: