terça-feira, 3 de junho de 2008

CANAL EDUCATIVO "ON LINE" SOBRE ALIMENTAÇÃO




Professores, pais e alunos poderão aceder a partir de Setembro a um Canal Educativo "online" sobre alimentação, num projecto promovido pela Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares (FIPA) em parceria com várias entidades, entre elas o Ministério da Educação.

Esta iniciativa, inserida no âmbito do projecto Vitalidade XXI e destinada a todas as escolas, visa auxiliar os professores no tratamento de temas relacionados com a alimentação e estilos de vida saudáveis, bem como apoiá-los na sensibilização dos mesmos assuntos junto dos alunos. "O objectivo é simples e educativo, despertando a atenção dos jovens para algumas regras da alimentação, bem como para a importância do desporto escolar e exercício físico", disse o Presidente da FIPA, Jorge Tomás Henriques. Considerando que actualmente não existem muitos conteúdos "online" sobre as questões da alimentação e dos estilos de vida saudáveis especificamente dedicados às escolas, o Canal Educativo será desenvolvido neste âmbito, disponibilizando conteúdos pedagógicos sobre temas como a alimentação saudável, a obesidade, a publicidade, entre outros. "Sentimos que em algumas idades havia um certo vazio de conhecimentos em relação à problemática da obesidade", salientou Jorge Henriques.

"O Canal Educativo colocará à disposição dos educadores instrumentos de trabalho úteis para que possam disseminar o conhecimento desta temática pelas escolas", reforçou o Presidente da FIPA. Passar muitas horas sem comer, comer poucas frutas e vegetais e praticar uma alimentação pobre em fibras são apenas alguns erros alimentares mais comuns. "Uma alimentação saudável deve ser variada, inserindo-se dentro de um estilo de vida que inclua exercício físico e actividades que promovam uma vida saudável", lembrou Jorge Henriques. Este projecto poderá ser acedido através do site oficial da FIPA a partir do próximo ano lectivo.

(in Público.pt)

Nenhum comentário: