quarta-feira, 17 de setembro de 2008

QUAL A OPINIÃO DOS PAIS SOBRE A ESCOLA?



Mais de 90% dos pais dos alunos portugueses com 15 anos de idade consideram os professores que os ensinam "competentes e dedicados". Portugal figura entre os países onde os pais acreditam que os padrões de ensino são elevados (76%) e estão muito satisfeitos com o ambiente disciplinar do estabelecimento de ensino (80%).

Quando as opiniões dos pais se cruzam com a pontuação obtida pelos filhos na área das Ciências, durante a avaliação do programa PISA 2006 (Programme for International Student Assessment), os resultados mostram que a satisfação geral com a actividade da escola pouco se reflecte nos resultados escolares. Em Portugal, apenas seis pontos separam os alunos cujos pais estão satisfeitos com o ambiente disciplinar na escola dos 20% que estão "profundamente" insatisfeitos.(...)

Perceber o impacto do contexto socioeconómico na percepção que os pais têm sobre a actuação da escola foi mais um dos objectivos do estudo. De modo geral, os pais oriundos de contextos socioeconómicos desfavorecidos mostram-se "mais satisfeitos" (83%) com os conteúdos ensinados e metodologias de instrução praticadas na escola, comparativamente aos que provêm de ambientes mais favorecidos (76%). (...)

Nenhum comentário: