Universidade do Minho promove colóquio de Sociologia da Educação e Administração Educacional
"Governação e políticas de educação: actores, contextos e práticas"
21 e 22 de Novembro de 2008
Numa época em que as democracias enfrentam desafios e mudanças profundos na governação dos serviços públicos; num momento de transições e turbulências na educação, queremos criar espaços e ocasiões de debate em torno das modificações na governação da educação e das políticas que abrem, alimentam ou gerem estas rupturas e transformações.
A progressiva afirmação da União Europeia como espaço político importante de definição de opções e de orientações estratégicas para os sistemas de educação e formação constitui um elo decisivo da cadeia de processos recentes de inovação política da qual fazem parte as parcerias, os actores e os contextos locais.
A contínua produção de novas e velhas desigualdades, a afirmação de direitos e princípios de justiça recémcriados ou reinventados, a emergência de movimentos e actores colectivos em torno das actuais condições e reivindicações sócio-educativas têm vindo a alterar expressivamente a ordem e as realidades educativas em Portugal e no mundo.
A avaliação dos estabelecimentos, dos professores ou dos estudantes; os novos actores supranacionais, as configurações institucionais emergentes e a refundação dos papéis do Estado e da autoridade pública; as modalidades, os espaços, os tempos e contextos de aprendizagem, os saberes e as suas concretizações, na educação e no trabalho, eis algumas das questões que propomos para estudo e reflexão neste colóquio.
A contínua produção de novas e velhas desigualdades, a afirmação de direitos e princípios de justiça recémcriados ou reinventados, a emergência de movimentos e actores colectivos em torno das actuais condições e reivindicações sócio-educativas têm vindo a alterar expressivamente a ordem e as realidades educativas em Portugal e no mundo.
A avaliação dos estabelecimentos, dos professores ou dos estudantes; os novos actores supranacionais, as configurações institucionais emergentes e a refundação dos papéis do Estado e da autoridade pública; as modalidades, os espaços, os tempos e contextos de aprendizagem, os saberes e as suas concretizações, na educação e no trabalho, eis algumas das questões que propomos para estudo e reflexão neste colóquio.
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