Os conceitos de bem-estar e de envolvimento não são só utéis para a investigação mas também como orientação para os práticos que queiram melhorar o seu trabalho. A eles dedico um inventário de 10 iniciativas para a melhoria dos contextos educativos:
1. Reorganize a sala de aula em áreas ou "cantos" apelativos.
2. Verifique o conteúdo dessas áreas e substitua os materiais "aborrecidos" ou "feios" por outros mais atraentes.
3. Introduza actividades e materiais novos e pouco convencionais.
4. Observe as crianças, descubra os seus interesses e arranje actividades que vão ao seu encontro.
5. Apoie as actividades correntes com intervenções estimulantes e enriquecedoras.
6. Aumente as oportunidades de expressão livre das crianças e regule-as com regras e acordos sensatos.
7. Relacione-se com cada criança individualmente e aumente e melhore as relações das crianças entre si.
8. Introduza actividades que ajudem as crianças a explorarem comportamentos, sentimentos e valores.
9. Identifique crianças com problemas e leve a cabo apoios apropriados.
10. Identifique crianças com necessidades de desenvolvimento e realize intervenções que promovam o envolvimento nessas áreas problemáticas.
Ferre Laevers (in Noesis)
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