quinta-feira, 18 de setembro de 2008

O FOJO TEM GPS


O jovem lobo Fojo não sabe, mas o colar com GPS que tem no pescoço permite aos investigadores do Projecto de Investigação e Conservação do Lobo no Noroeste conhecer todos os seus passos na Serra do Soajo.
"Este pode ser um dos animais que ajuda a alimentar as crias, uma espécie de 'baby-sitter' da alcateia, já que regressa sempre ao local onde estão as crias", afirmou a bióloga Helena Rio Maior, que tem monitorizado as deslocações do lobo desde que lhe colocou o colar, na manhã de 20 de Agosto.

O Fojo, um macho entre um e dois anos de idade, pertence à alcateia do Soajo, que tem oito elementos confirmados, entre crias, adultos e sub-adultos, tendo sido apanhado numa armadilha colocada na serra, junto ao local onde os investigadores tinham detectado a presença de crias na noite anterior.
Durante cerca de uma hora, depois de anestesiado, o animal foi medido e pesado, tendo-lhe sido ainda retiradas amostras de sangue e de pêlo para análise, após o que foi libertado, já com um colar com GPS colocado no pescoço.(...)

(In Sapo.pt)

Nenhum comentário: