O mercado das explicações representa em Portugal um fenómeno comercial em crescimento, com o explicador doméstico a perder terreno para os cada vez mais numerosos centros de explicações, muitos deles “franchising” de multinacionais.
Esta é uma das conclusões de um projecto de investigação sobre este mercado que está a ser desenvolvido desde 2000 por três investigadores da Universidade Aveiro. Quando Jorge Adelino Costa, António Neto-Mendes e Alexandre Ventura começaram a investigação, explicam, ainda de forma exploratória, estavam longe de perceber a dimensão nacional e internacional do fenómeno.
O estudo permitiu ver que o mercado das explicações é um fenómeno à escala mundial e que nalguns países movimenta milhões de euros, como é o caso de França. São asseguradas por professores ou estudantes que desejam obter um rendimento extra.
Por outro lado, em países com uma situação económica difícil ou onde a profissão de professor não é muito valorizada o recurso às explicações constitui uma forma de os professores assegurarem a sua sobrevivência. Por outro lado, a falta de vagas nas escolas alterou o percurso de muitos dos docentes recém-formados. Agora a carreira inicia-se frequentemente num centro de explicações e não tanto nas escolas.(...)
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