quarta-feira, 24 de setembro de 2008

CAFÉS LITERÁRIOS EM ÁGUEDA


Os Cafés Literários, uma iniciativa da Câmara Municipal de Águeda, retornam ao estrado cultural de Águeda. O próximo é já no dia 26 de Setembro, no Puro Café, pelas 21:30.

Contará com a presença do escritor Manuel da Silva Ramos que fará a apresentação da sua obra Os Três Seios de Novélia, 40 anos após a sua primeira edição. A apresentação da obra está agendada para as 21:30 e conta com a participação especial do Grupo de Jograis "Utópico".

Está também reservado um período de conversa e convívio com o público, que poderá (e deverá) questionar e provocar (de forma positiva) o autor. A noite continuará com um café-concerto marcado para as 23:00, ainda no conforto do espaço do Puro Caffé.


Manuel da Silva Ramos tinha 20 anos quando escreveu Os Três Seios de Novélia. Os Três Seios de Novélia é um pequeno romance de amor irreal onde a rumorejante solidão de um jovem escritor o força a procurar a mulher alquímica, sua secreta nostalgia. É também uma descoberta de Lisboa, com os seus cafés, praças, ruas, avenidas, onde a promessa de qualquer mulher compensará o reles quotidiano.

Esta invenção de uma mulher clara que existia efectivamente nas ruas de Lisboa de 1968, e continua a existir, é também o triunfo da literatura. Um Longo Nascimento, o segundo texto do livro, é um pequeno diário de uma infância e adolescência felizes na província onde a alfaiataria dos pais, lagartos ao sol, primas, faces de meninas pré-menstruadas, cântaros defenestrados na última noite do ano, livros, escritores mortos, se amontoam para glorificar uma vida ainda fugitiva de criador. A Respiração é o atelier em brasa do artista. A sua imaginação mais desabrida, delirante. Estamos aqui no interior do vulcão da imaginação. E o final «Sermão de Santo António aos Astronautas» é a cereja em cima do bolo ardente.

Nenhum comentário: