quinta-feira, 16 de maio de 2019

PRIMEIRA CONFERÊNCIA




À semelhança de muitos outros países, Portugal está a implementar, desde 2016/2017 uma nova reforma do ensino básico e secundário (“Projecto de Autonomia e Flexibilidade Curricular”), a qual suscita diversas questões a que investigadores e educadores não podem deixar de dar atenção. 

Para proporcionar uma reflexão sobre algumas dessas questões, organizou-se um ciclo de cinco conferências com o título “O currículo escolar na contemporaneidade: Identificação e discussão de algumas das suas bases”, que a realizar neste mês deMaio e no próximo mês de Junho, numa colaboração entre o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e a Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Granada. 

PRIMEIRA CONFERÊNCIA

Título: “Direito à educação” no currículo escolar. Uma reflexão no 70.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Conferencistas Luísa Portocarrero e Diogo Ferrer, professores da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação)

Local: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra - Edifício 3 

Data: 18 de Maio de 2019, das 10h00 às 12h45

Resumo: Em Dezembro de 2018, a Declaração Universal dos Direitos do Homem fez setenta anos. Voltando, na ocasião, a Organização das Nações Unidas, que a aprovou, a recomendar o seu tratamento educativo com vista à “construção da paz nas mentes dos homens”, afigura-se relevante interrogar esse tratamento no quadro do dito “Currículo do século XX” / “Currículo do futuro”.
Na verdade, tal currículo, de abrangência global e afirmado como “humanista”, veicula vários paradoxos no respeitante aos direitos relativos a educação escolar pública. Na presente conferência, em que são convidados especialistas em Ética, incide-se, por um lado, na análise de alguns desses paradoxos directamente ligados ao “direito à educação”, e, por outro lado, na responsabilidade que os educadores têm na sua superação. 

Programa
1. A educação a que todos têm direito 
2. O direito à educação no currículo escolar contemporâneo
3. Responsabilidade dos educadores na concretização do direito à educação 

Referências bibliográficas
- Ferrer, D. (1995). Sobre o papel do juízo reflexivo em educação. O conceito da formação em Fichte. Philosophica, n.º 5, pp. 35-66.
- Ferrer, D. (2000). Lógica, linguagem e sistema. O problema da linguagem na ciência da lógica de Hegel. In A. Borges, A. Pita & J. André. Ars Interpretandi. Homenagem a Miguel Baptista Pereira (265-302). Porto: Fundação Eng. António de Almeida.
- Portocarrero, M. L. (2014). Crise da Europa e crise da educação: filosofia, tradição e inovação. Cultura, educación, innovación (pp. 395-404). Santiago de Compostela: Correo, S.A.U. 
- Portocarrero, M. L. (2018). Rituais hermenêuticos da convivência: variações sobre H.-G. Gadamer. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra 

ENTRADA LIVRE, COM CERTIFICADO DE PRESENÇA 
Apresentação aqui, Programa aqui, Inscrições aqui.

Helena Damião
Consultora do CFIAP

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