terça-feira, 5 de junho de 2012

FORMAÇÃO PORDATA


        A Pordata é uma base de dados recente, de acesso público, da Fundação Francisco Manuel dos Santos, instituição que tem como Presidente do Conselho de Administração o investigador António Barreto. O projeto disponibiliza milhares de indicadores e estatísticas relativos ao Portugal Contemporâneo.
        Com o intuito de tornar esta ferramenta um auxiliar à análise e pensamento no nosso dia-a-dia, a Fundação Francisco Manuel dos Santos e o Centro de Formação  Intermunicipal Adolfo Portela, preparam uma formação gratuita, com duração de cerca de 2 horas, no dia 3 de julho de 2012, às 14h 30m, na Escola Secundária Adolfo Portela, para que os docentes possam conhecer indicadores sociodemográficos, comparar e cruzar séries estatísticas das bases de dados de Portugal e da Europa. Este serviço público dispõe de mais de 70 mil séries estatísticas e permite ver evoluções das mesmas em gráficos dinâmicos, editar conteúdos e criar uma área pessoal.
        Esta iniciativa destina-se a professores bibliotecários e professores de todas as áreas disciplinares dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário. Os interessados deverão enviar um mail para cfiap@esap.edu.pt até ao dia 25 de junho, indicando o nome completo, a escola onde lecionam, o grupo de recrutamento e o número de telemóvel.  Se for o caso, devem indicar se são professores bibliotecários ou se se encontram a orientar alunos que estejam a realizar trabalhos com recurso à PORDATA.
        As inscrições são limitadas e serão consideradas por ordem da sua chegada aos serviços do CFIAP, sendo que, no caso de inscrições em excesso, terão prioridade os professores bibliotecários e os docentes que se encontrem a orientar alunos a realizar trabalhos com recurso à PORDATA.
       Os participantes deverão ser portadores de computadores portáteis.

Nenhum comentário: