sábado, 6 de novembro de 2010

GUIÕES DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA





Professores e alunos das escolas do 1.º ao 3.º ciclo do Ensino Básico vão ter um novo instrumento de trabalho a partir deste mês: guiões pedagógicos para dinamização de actividades sobre educação financeira.
A secretária-geral da Associação de Instituições de Crédito Especializado (ASFAC) disse que o documento está "praticamente concluído", tendo o Ministério da Educação, entidade parceira no projecto, assumido o compromisso de ajudar à divulgação dos guiões a partir de Novembro.
"Há um interesse crescente por parte das escolas e dos professores em leccionar estas matérias, até pela conjuntura económica recessiva que estamos a viver. É importante percebermos como podemos ter uma relação mais equilibrada e positiva com o dinheiro", afirmou Susana Albuquerque.
Os guiões destinam-se aos docentes, que "devem ser os agentes da mudança em relação ao aumento da literacia financeira", mas contam com um conjunto de actividades que podem ser dinamizadas directamente pelos alunos.
"Consistem no desenvolvimento de competências como gerir um orçamento, gastar, poupar, investir, desenvolver o espírito de iniciativa, aprender a falar sobre dinheiro, saber fazer as perguntas certas no banco, por exemplo, através de actividades experimentais", explicou.(...)


Nenhum comentário: