quarta-feira, 1 de outubro de 2008

SOFTWARE PARA COMBATER DOENÇAS PROFISSIONAIS


A Faculdade de Motricidade Humana desenvolveu uma aplicação informática que permite ajudar os trabalhadores e as empresas a perceber quais os elementos do posto de trabalho que podem causar dores ou problemas de postura.

A aplicação mostra o corpo humano e permite que o utilizador aponte para a zona do corpo que lhe dói. O programa explica essa dor, que elementos dos posto de trabalho interferem e como se deve desenvolver a relação com o posto de trabalho.

Segundo o responsável do Departamento de Ergonomia da FMH, Francisco Rebelo, a aplicação é “um software para trabalho de escritório. A pessoa diz qual a zona do corpo que lhe dói e o software indica quais os equipamentos que estão associados a essa zona e o que é que o trabalhador pode fazer”.
Apesar de estar concluído à algum tempo, o programa, financiado pela Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), ainda aguarda pelo lançamento.
Ainda neste domínio, a FMH desenvolveu outro sistema do mesmo género, mas direccionado especificamente para as crianças. Trata-se de um “jogo” através do qual as crianças podem perceber como funciona a coluna vertebral, aprender a levantar uma carga ou como se devem sentar em frente ao computador.
Este sistema está já a ser vendido pela ACT a um custo “muito baixo”, nomeadamente a escolas.


Nenhum comentário: