quarta-feira, 8 de outubro de 2008

MODELO DE AVALIAÇÃO ALTERNATIVO


A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) está a elaborar um sistema alternativo de avaliação de docentes para apresentar à tutela, que deverá estar concluído no início do próximo ano, após três meses de debate público nas escolas.(..)

A proposta da Fenprof parte de instrumentos que permitam a auto-avaliação pelo próprio professor, seguida da avaliação cooperativa ou da co-avaliação envolvendo todas as estruturas intermédias das escolas, de um terceiro passo que prevê a aferição processual da avaliação de desempenho, com a criação de uma Comissão de Avaliação do Conselho Pedagógico, que analisará as propostas de menção e a sua fundamentação.

Segundo o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, esta proposta, assente em períodos de quatro anos, aceita a classificação dos professores em 'Insuficiente', em 'Bom', que será o mínimo para progressão na carreira, ou 'Muito Bom'. O sistema de avaliação da Fenprof prevê ainda uma avaliação externa "dirigida à escola e não ao professor", para "superar obstáculos e valorizar os resultados obtidos". (...)

Nenhum comentário: