quinta-feira, 16 de outubro de 2008

CONCURSO - CHARLES DARWIN




A Fundação Calouste Gulbenkian lançou hoje um concurso dedicado a Charles Darwin, o autor da teoria da evolução, com o objectivo estimular a colaboração entre os alunos e os professores das escolas públicas e privadas do país.
"É inovador, porque ao contrário de outras iniciativas do género, normalmente dirigidas só para o aluno, este concurso visa incentivar o trabalho de colaboração aluno-professor", disse à agência Lusa a directora-adjunta do Serviço de Ciência da Fundação, Francisca Moura.


Nesse sentido, a participação no concurso exige a formação de um par aluno-professor, em que o aluno terá de redigir uma "carta de motivação" dirigida a Darwin, pedindo-lhe para participar como seu assistente numa hipotética segunda viagem às ilhas Galápagos, no Equador.
O professor, por seu lado, deverá escrever um ensaio sobre o papel dos professores na actualidade, tendo como termo de comparação a relação do próprio Darwin com o seu "mentor", o professor de Geologia e Botânica John S. Henslow.
Esse professor exerceu sobre Charles Darwin uma influência determinante, nomeadamente ao proporcionar-lhe a oportunidade para embarcar na nau Beagle para a sua longa viagem de descoberta até às Galápagos.

O concurso "Darwin regressa às Galápagos" destina-se a alunos e professores de todas as disciplinas do 3º ciclo do ensino básico (1º escalão) e do ensino secundário (2º escalão), sendo em cada um destes dois escalões premiados os três melhores pares de candidatos.
Os primeiros prémios serão quatro viagens de dez dias às Galápagos, correspondentes ao melhor par de cada escalão, e decorrerão de 05 a 15 de Abril de 2009.
Os conjuntos de cartas e ensaios concorrentes, que deverão ser enviadas online até 05 de Janeiro de 2009, serão avaliados por quatro investigadores, três da área de biologia e um de literatura, a que se juntará um representante da Fundação Gulbenkian.

O concurso insere-se no âmbito da exposição "A Evolução de Darwin", a inaugurar a 12 de Fevereiro de 2009 na Fundação, e com a qual esta pretende assinalar os 200 anos do nascimento de Charles Darwin e, simultaneamente, a passagem de 150 anos sobre a publicação da obra "A Origem das Espécies".

(In Portal do Cidadão)

Nenhum comentário: