"A Compreensão na leitura: análise de manuais do 4º ano de escolaridade é o título de um trabalho que resultou de uma investigação levada a cabo na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, que todos os professores e autores de manuais de Língua Portuguesa deviam ler e interiorizar. Trata-se de uma dissertação de Mestrado em Ciências da Educação que merece referência pela actualidade e importância do tema, a qualidade da investigação e a pertinência das conclusões. O trabalho, realizado por Regina Rocha, consiste na análise de doze manuais de Língua Portuguesa (mais de 94% do total em uso) com exploração de novecentos textos e mais de seis mil perguntas neles incluídas.
Por que falo neste trabalho? Porque é exemplo de uma investigação sobre o importantíssimo assunto da compreensão da leitura, feita com exigência científica e metodologia adequada. Acresce que a autora não precisou de estudos caros, é uma “simples” investigação de pós-graduação, mas com resultados muito claros sobre os manuais que temos e os cuidados que devíamos ter na sua concepção e produção. E com sugestões sobre o que fazer para ter leitores interessados, capazes de obter as informações que os textos proporcionam e de os compreender, de usufruir da sua qualidade e beleza, quando as possuem, e de saber rejeitá-los quando as não têm. Considerando que Regina Rocha é uma professora com longa experiência e muitos trabalhos no domínio do ensino do Português, garante a ligação entre a investigação universitária e os problemas do ensino. Por outro lado, o trabalho, muito bem orientado por duas professoras da Faculdade, é um exemplo, entre muitos outros, de como a investigação em Educação, desde que criteriosa e metodologicamente correcta, pode dar indicações preciosas para a melhoria do nosso ensino."(...continua)
João Boavida
Professor da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Nenhum comentário:
Postar um comentário