sexta-feira, 21 de novembro de 2008

PÁGINAS ROUBADAS


Um académico iraniano exilado nos Estados Unidos irá nesta sexta a um tribunal inglês acusado de roubar, durante sete anos, páginas de pelo menos 150 livros de viagem antigos conservados na Biblioteca Britânica.

Os funcionários da instituição não desconfiaram em nenhum momento de Farhad Hakimzadeh, 60 anos, um intelectual educado na Universidade de Harvard e ex-diretor da Iran Heritage Foundation.

Autor de vários livros sobre os viajantes europeus por Mesopotâmia, Pérsia e império mongol nos séculos XVI e XVII, e proprietário de uma valiosíssima colecção de livros de viagem, Hakimzadeh, segundo a acusação, utilizava um bisturi para cortar e depois levar as páginas que lhe interessavam.
Segundo publicado na imprensa britânica, ele não se limitou à Biblioteca Britânica, e roubou também páginas de obras muito valiosas guardadas na famosa Biblioteca Bodleian de Oxford.

O dano causado à Biblioteca Britânica é incalculável, segundo Kristian Jensen, chefe da colecção de livros impressos antigos.
"Trata-se de objectos históricos que ficaram danificados para sempre. Não se pode corrigir o que ele fez. Ele também pôs em perigo muitos documentos históricos que testemunham o interesse dos europeus pelo Oriente Médio e China", concluiu Jensen.

Nenhum comentário: