quinta-feira, 20 de novembro de 2008

ALTERAÇÕES NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOCENTE


A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, anunciou esta quinta-feira mundanças no sistema de avaliação dos professores.

São três as alterações propostas pela tutela, a saber: avaliadores por área disciplinar; exclusão das notas dos alunos dos parâmetros da avaliação e redução de aulas assistidas por avaliadores.
Justificando as alterações propostas para resolver os "problemas relacionados com o excesso de burocracia e a sobrecarga de trabalho dos docentes", a ministra da Educação sublinhou que, no processo de avaliação de desempenho, os professores podem agora ser avaliados por outros profissionais da área curricular correspondente ao avaliado.

Os resultados escolares dos alunos deixarão também de constituir um parâmetro da avaliação dos professores, por se ter constatado que este critério "revelou dificuldades técnicas e de aplicação".
Entre as medidas de simplificação anunciadas, após reunião extraordinária do Conselho de Ministros, está ainda a redução do número de aulas assistidas de três para duas, que, ainda assim, só se realizarão por solicitação dos docentes, apesar de serem imprescindíveis para a obtenção das classificações máximas.

Nenhum comentário: