quarta-feira, 5 de novembro de 2008

MANIFESTAÇÃO DE ESTUDANTES


O secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, afirmou hoje que os motivos da manifestação de estudantes do ensino básico e secundário "não têm razão de ser", sublinhando que "faltar deixou de ser um direito" com o novo Estatuto do Aluno.Mais de 1500 alunos manifestaram-se hoje entre o Marquês de Pombal e o Ministério da Educação, em Lisboa, contra o novo regime de faltas, que consideram "injusto", e o diploma da gestão escolar, que prevê a substituição dos actuais conselhos executivos pela figura do director. (...)

Reconhecendo que o novo Estatuto do Aluno "é mais exigente que o anterior" no que toca à assiduidade, Valter Lemos acrescentou que esta é uma "exigência" dos tempos modernos, das famílias e em prol da segurança e qualidade do trabalho escolar. "Significa que as faltas deixaram de ser um direito. Não há um direito a faltar. A assiduidade é um dever que tem de ser cumprido pelos alunos", afirmou o secretário de Estado da Educação. (...)
No protesto de hoje, alguns alunos criticaram a abertura das escolas às comunidades, afirmando que isso vai permitir a entrada de empresas nos estabelecimentos de ensino. "Isso é absolutamente ridículo. Esse discurso tem uma marca partidária bem definida e é lamentável que seja posto na boca dos estudantes", criticou Valter Lemos. (...)

Nenhum comentário: