No seu segundo ano de existência, o Plano de Acção para a Matemática (PAM) envolve 395 mil alunos e 77.584 professores, dos quais 9.036 docentes de Matemática, e mobilizou um investimento de 2,6 milhões de euros, indicam as estatísticas apuradas pelo Ministério da Educação (ME), hoje divulgadas.
As escolas têm sido dotadas de diversos recursos, que vão dos créditos horários (10.087 horas) aos equipamentos, casos de 1.628 quadros interactivos, 365 projectores de vídeo e 428 computadores de secretária, além de software ou livros.
O balanço do segundo ano da execução do PAM mostra também o envolvimento de milhares de professores dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário em programas de formação contínua em Matemática, em articulação com instituições de ensino superior.
Por seu turno, o Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE) já disponibilizou no seu sítio (http://www.gave.min-edu.pt/ ) 1000 itens de exame para o exame de 9.º ano e sugestões de trabalho, de forma a proporcionar uma maior familiaridade de professores e alunos com o tipo de exercícios proposto.
Mencionem-se ainda, entre outras medidas, a avaliação dos manuais, o reajustamento dos programas, as novas condições de acesso à docência, a definição de tempos mínimos de leccionação, a publicação de brochuras de apoio científico e pedagógico para os professores, a disponibilização de um portal de recursos educativos ou ainda, para além das medidas divulgadas aquando da apresentação do PAM, em 2006, a novidade dos testes intermédios e das provas de aferição universais no 4.º e 6.º ano.
As escolas têm sido dotadas de diversos recursos, que vão dos créditos horários (10.087 horas) aos equipamentos, casos de 1.628 quadros interactivos, 365 projectores de vídeo e 428 computadores de secretária, além de software ou livros.
O balanço do segundo ano da execução do PAM mostra também o envolvimento de milhares de professores dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário em programas de formação contínua em Matemática, em articulação com instituições de ensino superior.
Por seu turno, o Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE) já disponibilizou no seu sítio (http://www.gave.min-edu.pt/ ) 1000 itens de exame para o exame de 9.º ano e sugestões de trabalho, de forma a proporcionar uma maior familiaridade de professores e alunos com o tipo de exercícios proposto.
Mencionem-se ainda, entre outras medidas, a avaliação dos manuais, o reajustamento dos programas, as novas condições de acesso à docência, a definição de tempos mínimos de leccionação, a publicação de brochuras de apoio científico e pedagógico para os professores, a disponibilização de um portal de recursos educativos ou ainda, para além das medidas divulgadas aquando da apresentação do PAM, em 2006, a novidade dos testes intermédios e das provas de aferição universais no 4.º e 6.º ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário