segunda-feira, 14 de abril de 2008

GALINHAS!...


As galinhas vivem em pequenos grupos hierárquicos onde a comunicação é essencial. Pensa-se que as galinhas da selva e as galinhas domésticas têm mais de trinta sons que usam para compor e transmitir mensagens, mas também comunicam visualmente e através da postura. (...)

As galinhas são animais curiosos sobre os quais se tem estudado e descoberto muito nos últimos tempos. Até há pouco tempo consideradas “estúpidas”, sabe-se, agora, que as galinhas são, afinal, animais muito inteligentes. Entendem conceitos intelectuais sofisticados, aprendem através da observação, são capazes de demonstrar auto-controlo, preocupam-se com o futuro, e os seus conhecimentos evoluem de geração para geração. Compreendem relações de causa-efeito e têm a noção de que os objectos continuam a existir, mesmo que estejam longe da sua vista. Estes pormenores revelados por estudos recentes e que continuam a desenvolver-se colocam as capacidades cognitivas das galinhas acima das de uma criança humana muito jovem.(...)


As galinhas são também animais extremamente sociáveis, que gostam de passar os dias umas com as outras, em busca de comida, a limparem-se com banhos de terra – o que gostam de fazer para limpar as suas penas, usando a terra como uma espécie de “champô seco” –, a cacarejarem em cima das árvores e a apanharem sol, tendo também uma intensa actividade nocturna, sempre que se sentem num ambiente seguro e natural para poderem exprimir este comportamento. O comportamento de exploração do solo é extremamente importante para estes animais. Se tiverem oportunidade para o fazer, as galinhas passam até 90% do seu tempo a explorar o solo e a debicar.(...)

Nenhum comentário: