O projecto "Biohortas pedagógicas" envolve 22 escolas do Ensino Básico e Jardins-de-Infância de Cascais.
"É um projecto onde a horta é feita pelos alunos e professores e onde são explicados termos curriculares e extracurriculares em cinco sessões", acrescenta a responsável. E tudo é feito de uma forma divertida para que os mais pequenos percebam a teoria e a coloquem em prática sem complicações. Há, por exemplo, um teatro sobre plantação. Raquel Sousa confirma que assim é. "Os alunos percebem de uma maneira extremamente lúdica e pedagógica os conteúdos que são explicados." E tudo começa com a compostagem. A primeira sessão é dedicada a preparar a terra". Ficam com uma casa de minhocas que fazem terra, que fazem composto".
Na segunda sessão há que aplicar o composto e perceber o que fazer para evitar as pragas. "E percebem porque não põem químicos". As sebes são plantadas na terceira sessão e são analisados à lupa outros bichos que comem as pragas. Plantam-se vegetais, legumes, há 17 espécies de sementeiras à escolha. Mais tarde, colhe-se o que foi semeado e ainda há tempo para uma sessão sobre nutrição, para que os mais pequenos percebam o que faz bem à saúde. "Um dos pontos fundamentais é o envolvimento da turma e dos professores para além de nós", revela Raquel Sousa. E o que acontece ao produto final? A produção das hortas pode ser servida à mesa das cantinas das 37 turmas inscritas no projecto ou vendida em mercados locais. (...)
(in Educare.pt)
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