quarta-feira, 19 de março de 2008

PORTUGUESES PREOCUPADOS COM O AMBIENTE


As questões ambientais, como poluição, incêndios ou a destruição da camada de ozono, são uma das principais preocupações dos portugueses, a seguir à violência, segundo apurou uma investigação do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa.

Os Portugueses e os Novos Riscos” é o título desta investigação, publicada pela Imprensa das Ciências Sociais, a editora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, (ICS-UL). O estudo inclui um inquérito realizado a 700 pessoas entre 2003 e 2006 e incidiu principalmente sobre questões ambientais. Questionados sobre os riscos que mais temem, 24 por cento dos portugueses apontam a violência, surgindo a seguir os problemas ambientais, indicados por 21 por cento dos inquiridos, de acordo com aquela investigação.

Segundo a publicação, uma larga maioria dos portugueses (84 por cento) considera que os riscos ambientais tendem a aumentar no futuro, mas só pouco mais de metade (55 por cento) tem o hábito de procurar informações sobre o assunto e 90,5 por cento nunca participou em acções de protesto perante riscos ambientais ou de saúde pública. O inquérito mostra igualmente que a passividade generalizada dos portugueses face aos riscos ambientais tem a ver com falta de oportunidade (38,5 por cento), de tempo (23,75) e a falta de informação (9,6). Entre os que participam em movimentos cívicos, 36,3 por cento optaram por fazê-lo em manifestações e 22,6 por cento através da assinatura de uma petição ou abaixo-assinado. (...)

Nenhum comentário: