domingo, 16 de março de 2008

OLÍMPIADAS DE MATEMÁTICA




Filipe Valeriano, aluno do 12º da Escola Secundária de Castro Verde, conseguiu hoje atingir a marca de cinco medalhas nas Olimpíadas Portuguesas de Matemática, tornando-se assim o terceiro concorrente a conquistar uma por cada ano possível de participação.
As Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM), organizadas anualmente pela Sociedade Portuguesa de Matemática, são um concurso de problemas de matemática, dirigido aos estudantes dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e também aos que frequentam o ensino secundário, que visa incentivar e desenvolver o gosto pela matemática.
Os problemas propostos neste concurso fazem apelo à qualidade do raciocínio, à criatividade e à imaginação dos estudantes. A final das XXVI Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM) terminou hoje em Coimbra - a cidade onde a competição foi criada -, na Escola Secundária José Falcão, estabelecimento de ensino com maior número de medalhas na categoria B (10º a 12º ano).
Em comunicado, a Sociedade Portuguesa de Matemática, organizadora da iniciativa, refere que em 25 anos este feito do aluno Filipe Valeriano tinha ocorrido apenas duas vezes.
(Diário Digital / Lusa)

Nenhum comentário: