sexta-feira, 7 de março de 2008

AS PORTUGUESAS SÃO AS MAIS STRESSADAS


As portuguesas são, entre as mulheres de sete países europeus, as que sentem mais níveis de stress gerados pelo grande número de horas que dedicam à profissão e à vida familiar, segundo duas investigadoras do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia.

Ser mulher, ter crianças com menos de seis anos ou entre os 6 e os 17 anos no agregado, trabalhar mais horas por semana, sentir-se menos satisfeito com a vida familiar e sentir-se infeliz com a vida, em geral, contribuem para aumentar o stress familiar. Esta é uma das conclusões do livro 'Família e Género em Portugal e na Europa', uma compilação de textos de varias investigadoras que resultam dos dados produzidos pelo inquérito 'Família e Papéis do Género', do programa International Social Survey Programme. (...)

Segundo as duas investigadoras, o perfil das mulheres portuguesas no que respeita ao índice de stress profissional na família apresenta valores superiores às dos demais países o que poderá estar relacionado com a intensidade de horas de trabalho que caracteriza a actividade feminina. Nas mulheres, o stress familiar aumenta significativamente com a idade, com a maior dimensão do agrupamento familiar, com o número de horas de trabalho em casa e no emprego e, tal como nos homens, com a presença de crianças pequenas e de crianças ou jovens dos 6 aos 17 anos. (...)

Nenhum comentário: