segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

RESULTADOS DA AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS


Mais de 40 por cento das escolas sujeitas a avaliação externa no ano lectivo 2006/07 não foram além da classificação de "suficiente" em matéria de "capacidade de auto-regulação e melhoria", de acordo com um relatório do Ministério da Educação.
Segundo o documento "Avaliação Externa das Escolas: Relatório Nacional 2006/07", divulgado hoje pela Inspecção-Geral da Educação, das 100 unidades de gestão avaliadas, 39 por cento obteve "suficiente" naquele domínio e 2 por cento a classificação de "insuficiente".
Os 43 agrupamentos de escolas e as 57 escolas singulares foram avaliadas de acordo com cinco domínios ("resultados", "prestação de serviço educativo", "organização e gestão escolar", "liderança" e "capacidade de auto-regulação e melhoria"), sendo os resultados deste processo fundamentais para a assinatura de contratos de autonomia com o Ministério da Educação (ME).
"As escolas singulares apresentam globalmente classificações com níveis mais elevados. De facto, apresentam mais classificações de Muito Bom em todos os domínios e mais níveis de Bom em três dos cinco domínios", conclui o relatório.
Por outro lado, os agrupamentos de escolas obtiveram em quatro dos cinco domínios um maior quantitativo de classificações de nível Suficiente, sendo as diferenças entre as duas tipologias de gestão mais acentuadas nos domínios de "resultados" e "capacidade de auto-regulação e melhoria".
Em relação ao domínio "liderança", 83 por cento dos estabelecimentos de ensino avaliados obtiveram uma classificação de Bom (43 por cento) ou Muito Bom (40), e apenas 17 por cento uma nota entre o Suficiente e o Insuficiente.
Na "organização e gestão escolar" a nota de Bom foi predominante, em 61 por cento das escolas, seguida do Muito Bom, em 29 por cento dos casos. As outras duas classificações não vão além dos 10 por cento.
Quanto à "prestação do serviço educativo", 63 por cento das unidades de gestão obtiveram Bom e 14 por cento Muito Bom. No entanto, 22 por cento não foram além do Suficiente e apenas um por cento foi classificada com Insuficiente.
Nos "resultados", 34 por cento das escolas obtiveram Suficiente e 55 por cento Bom. Apenas 10 por cento dos estabelecimentos atingiram Muito Bom e apenas 1 por cento obteve Insuficiente.
"Numa óptica de análise global das classificações obtidas pelas unidades de gestão avaliadas, destacamos a preponderância da conjugação das classificações de Muito Bom e Bom para a totalidade dos cinco domínios, sendo de realçar entre estes a Organização e Gestão Escolar e a Liderança com 90 e 83 por cento das classificações, respectivamente", lê-se no relatório.
A atribuição dos quatro níveis de classificação tem em conta a predominância de pontos fortes ou pontos fracos em cada um dos domínios. Cada um dos cinco grandes domínios contém um conjunto de sub-domínios.
No domínio "resultados", por exemplo, 44 por cento das escolas obtiveram Suficiente no sub-domínio "sucesso académico". Já no "comportamento e disciplina", 86 por cento dos estabelecimentos foram classificados com Bom ou Muito Bom.
Dentro da "prestação do serviço educativo", 66 por cento das escolas obtiveram Suficiente no "acompanhamento da prática lectiva em sala de aula".
No presente ano lectivo, até Maio, serão avaliados mais 276 estabelecimentos de ensino, 174 agrupamentos e 102 escolas singulares.

Lusa

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