quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

PARA ESCOLHER O DESENHO DA MOEDA COMEMORATIVA DO LANÇAMENTO DA UEM


No início de 2009, todos os países da área do euro emitirão uma moeda comemorativa de 2 euros com um desenho comum para celebrar o 10.º aniversário do lançamento da União Económica e Monetária (UEM) e da criação do euro.
O desenho é escolhido pelos cidadãos e residentes da UE através de uma votação no sítio Web criado especialmente para o efeito. O período de votação decorrerá entre 31 de Janeiro e 22 de Fevereiro de 2008.
Para votar aceda ao site:
http://www.eurodesigncontest.eu/index.cfm?lang =pt

Em 1 de Janeiro de 1999, o euro passou a ser a moeda dos primeiros onze países participantes, ao mesmo tempo que era adoptada uma política monetária única sob a autoridade do Banco Central Europeu (BCE). As notas e moedas nacionais continuaram a existir como subdivisões do euro até serem fisicamente substituídas em 2002 pelas notas e moedas de euro.
A União Económica e Monetária (UEM) constitui o quadro político e económico de apoio ao euro e complementa o mercado único da UE. Proporcionou uma descida das taxas de inflação e das taxas de juros para os consumidores e as empresas e fomentou finanças públicas sólidas e sustentáveis. A introdução da moeda única veio abolir os custos cambiais e facilitar as comparações de preços e operações comerciais nos 15 países que integram actualmente a área do euro.
Com base num concurso de desenhos entre as várias Casas da Moeda dos países da área do euro, os respectivos directores procederam a uma pré-selecção dos desenhos, mas o desenho vencedor é escolhido exclusivamente pelos cidadãos comunitários e residentes através de uma votação no sítio Web criado especialmente para o efeito.
O desenho que obtiver maior número de votos será declarado vencedor. Será escolhido um vencedor de entre aqueles que votaram no desenho vencedor. O prémio será constituído por uma colecção de moedas de euro de elevado valor.

(in Página do IGFSE)

Nenhum comentário: