domingo, 10 de fevereiro de 2008

RELATÓRIO DO GAAIRES



O Grupo de Avaliação e Acompanhamento da Implementação da Reforma do Ensino Secundário (GAAIRES) publicou o Quarto Relatório sobre o Estudo de Avaliação e Acompanhamento da Implementação da Reforma do Ensino Secundário.

Este documento sistematiza a informação recolhida nas visitas, efectuadas entre Abril e Maio de 2007, às 16 escolas envolvidas no estudo que tem vindo a ser realizado pelo Grupo de Avaliação e Acompanhamento da Implementação da Reforma do Ensino Secundário (GAAIRES). Sistematiza também a informação recolhida em entrevistas a decisores políticos e a peritos em educação. Estrutura-se em três partes, que correspondem às áreas temáticas sobre as quais incidiu o processo de avaliação nesta fase: Área de Projecto (AP), Cursos Profissionalmente Qualificantes (CPQ) e Recomendações, sendo que, nesta última secção, se inclui um capítulo sobre os Exames Nacionais (EN).
A partir da abordagem realizada junto das escolas ao processo de implementação e operacionalização da AP dos cursos científico-humanísticos, por um lado, e da Área Tecnológica Integrada (ATI) dos cursos tecnológicos, por outro, e apesar de se encontrarem ambas as áreas curriculares no seu primeiro ano de funcionamento, foi possível elencar um conjunto de desafios e orientações que alimentaram as recomendações apresentadas no final deste relatório.

Nenhum comentário: