terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

O SOBREAQUECIMENTO DO PLANETA TERRA


Um estudo publicado ontem na revista “Proceedings of the National Academy of Science” (PNAS) lista as nove regiões do planeta que, ainda este século, serão palco de alterações bruscas devido ao sobre-aquecimento do planeta. Entre elas estão as monções na Índia e o declínio da floresta da Amazónia. Os cientistas, coordenados por Tim Lenton, da Universidade de East Anglia, alertam que pequenas actividades humanas podem alterar, de forma ampla e duradoura, alguns dos componentes mais importantes do sistema climático do planeta. Os investigadores chamam “tipping elements” a nove desses componentes que estão em risco de ultrapassar uma fronteira crítica.
Os nove elementos são o degelo do Ártico (processo que se estima estar concluído dentro de dez anos), recuo da camada de gelo na Gronelândia (em 300 anos), o colapso da plataforma gelada do Oeste da Antárctida (300 anos), colapso da corrente oceânica global conhecida como termoalina (100 anos), aumento da oscilação do fenómeno El Niño no Pacífico (100 anos), colapso das monções na Índia (um ano), interrupção das monções na região ocidental de África (dez anos), desaparecimento da floresta da Amazónia (50 anos) e o desaparecimento da floresta boreal (50 anos).
“A sociedade não deve ser enganada por uma falsa sensação de segurança, ditada por projecções ligeiras de alterações globais”, comentou Lenton, num comunicado da Universidade de East Anglia.“As nossas conclusões sugerem que uma variedade de elementos pode atingir o seu ponto crítico ainda este século, devido às alterações climáticas induzidas pelos humanos.
As maiores ameaças estão no Árctico e na Gronelândia e, pelo menos, cinco outros elementos podem surpreender-nos ao se aproximarem desse ponto crítico”, acrescentou.
O estudo foi baseado nos dados e informações de 52 especialistas internacionais.

Nenhum comentário: