Ultimamente temos assistido a uma dupla visão do que é e do que tem sido a Iniciativa Novas Oportunidades.
Em primeiro lugar devemos esclarecer alguns conceitos essenciais para a percepção completa da realidade.
Existem hoje, Centros Novas Oportunidades que estão integrados em escolas públicas e que se baseiam em equipas de recursos humanos assentes em docentes do dito “ensino regular”. Existem ainda Centros Novas Oportunidades (CNO) que são geridos e implementados em entidades privadas. No entanto, a maioria centra-se nos primeiros.
Por outro lado, hoje, os CNO são muito mais do que centros onde se realiza um processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC). Hoje, os CNO gerem RVCC de nível básico (equivalente ao 9.º ano), de nível secundário (equivalente ao 12.º ano) e os chamados cursos de educação e formação de adultos (EFA). Estes também de dois níveis, básico e secundário com ou sem componente profissional. A somar a estas actividades, os CNO orientam, coordenam, procuram implementar, metas, objectivos relacionados com financiamentos comunitários e orientam, informam e acolhem inúmeros adultos à procura de um caminho para a sua valorização pessoal, escolar e profissional.(...)
Em primeiro lugar devemos esclarecer alguns conceitos essenciais para a percepção completa da realidade.
Existem hoje, Centros Novas Oportunidades que estão integrados em escolas públicas e que se baseiam em equipas de recursos humanos assentes em docentes do dito “ensino regular”. Existem ainda Centros Novas Oportunidades (CNO) que são geridos e implementados em entidades privadas. No entanto, a maioria centra-se nos primeiros.
Por outro lado, hoje, os CNO são muito mais do que centros onde se realiza um processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC). Hoje, os CNO gerem RVCC de nível básico (equivalente ao 9.º ano), de nível secundário (equivalente ao 12.º ano) e os chamados cursos de educação e formação de adultos (EFA). Estes também de dois níveis, básico e secundário com ou sem componente profissional. A somar a estas actividades, os CNO orientam, coordenam, procuram implementar, metas, objectivos relacionados com financiamentos comunitários e orientam, informam e acolhem inúmeros adultos à procura de um caminho para a sua valorização pessoal, escolar e profissional.(...)
Nenhum comentário:
Postar um comentário