sábado, 14 de novembro de 2009

METAS DE APRENDIZAGEM DO PRÉ-ESCOLAR AO 12º ANO


(...) "Ainda em fase embrionária [o estudo] vai definir para cada ano e tipo de ensino as metas de aprendizagem que os alunos devem atingir, de modo a que os professores tenham um instrumento de organização do trabalho com os alunos, não sendo nenhuma norma", diz ao i Natércio Afonso. O projecto vai ser apresentado dentro de semanas à ministra.

E qual é o objectivo? "A ideia central é transformar os programas das diversas disciplinas, que estão agora organizados por conteúdos e temas em metas de aprendizagem tendo em consideração o objectivo do ciclo de estudos. Ou seja, o que os alunos têm de saber, que competências têm de demonstrar no final de cada ano de escolaridade em relação a cada disciplina", explica. Algo que será feito "a partir dos programas que existem e do currículo nacional definido de modo a compatibilizar os conteúdos programáticos com os objectivos do currículo nacional", afirma o professor associado do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

"Temos agora, por um lado, programas das disciplinas que foram feitos nos anos 80 e, por outro, o currículo nacional que foi feito nos anos 90. Há uma certa incongruência ou falta de adaptação entre os dois documentos orientadores para o trabalho dos professores." O estudo abrange diferentes fases de ensino, do pré-escolar ao 12º ano. Natércio Afonso garante ao i que a "orientação da ministra é ter, pelo menos, uma primeira fase do trabalho pronta no final do ano lectivo, Maio ou Junho, de modo a que se possa desenvolver o programa no início do próximo ano lectivo num conjunto de escolas que estejam disponíveis para experimentar". (...)

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