domingo, 8 de novembro de 2009

GRIPE A



O director geral de saúde admitiu hoje que Portugal não está ainda, verdadeiramente, no início de um pico da pandemia, embora admita que há uma intensificação da actividade gripal, uma vez o vírus da gripe A circula sobretudo em função da baixa temperatura e da humidade. A afirmação foi feita, em Évora, no âmbito do 14.º Congresso de Medicina Familiar, que decorre até terça-feira.


Francisco George afirmou que o aumento significativo da actividade gripal está dentro das expectativas. “Agora a partir da 44.º semana e hoje que termina a semana 45 verificámos um maior número de casos que é coincidente com as alterações climáticas, mas que é uma situação que era esperada por todos”, frisou. Contudo, garantiu que não haverá nenhum problema dramático: “temos é que estar preparados com grande tranquilidade porque não há alterações às equações que haviam sido formuladas, não havendo nenhuma explicação para estarmos alarmados”.


O mesmo responsável salientou “que não é caso para alarme”, alegando ser preciso distinguir o alarmismo, “que é inimigo do nosso trabalho”, do estado de alerta. Não obstante, admitiu que é importante que se perceba como é que vai continuar a propagação da infecção do vírus da gripe, dando, contudo, garantias de que “o Sistema de Saúde não vai ser confrontado com problemas surpreendentes”. (...)


(In Público.pt)

Nenhum comentário: