terça-feira, 3 de novembro de 2009

MAGALHÃES PARA OS MAIS VELHOS



É uma espécie de “Magalhães” para os mais velhos: tem uma bateria de última geração que o torna mais leve do que o habitual, teclas mais espaçadas, um rato anatómico e conteúdos específicos para idosos. Vai custar menos de 500 euros.

Este computador sénior começará por estar disponível para os alunos das Universidades Seniores e depois (a partir de Março) ficará acessível a todos os maiores de 50 anos.“Estará disponível para venda a partir do nosso site. Não queremos colocá-lo no mercado, porque o preço iria subir. Ainda estamos a acertar alguns detalhes, mas custará menos de 500 euros”, revelou à Lusa Luís Jacob, presidente da Rede de Universidades da Terceira Idade (Rutis).

O projecto, que tinha sido anunciado em Junho, foi desenvolvido pela Rutis, Microsoft, JP Sá Couto (responsável pelos Magalhães) e pela empresa de informática Inforlândia. Será apresentado no Congresso Mundial de Envelhecimento Activo, que se realiza quarta e quinta-feira, em Santarém.“Os nossos alunos ouviram falar no Magalhães e no e-escolas e pediram para ter um computador para eles”, explicou Luís Jacob, frisando que esta é uma área que interessa a muitos dos idosos que frequentam as universidades seniores.

O ecrã do computador terá 15 polegadas, teclas mais espaçadas do que é habitual nos portáteis e as letras a sobressair mais, para se adequar à visão dos mais velhos.“Pensávamos que seria adequado um ecrã maior, com 17 polegadas, mas os testes que fizemos indicaram-nos que os idosos preferiam um ecrã mais pequeno, caso contrário o computador também seria maior e mais pesado”, observa Luís Jacob. (...)

Nenhum comentário: