sexta-feira, 6 de novembro de 2009

FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A PREVENÇÃO DA INDISCIPLINA



(...) A intervenção disciplinar de carácter preventivo, concebida como a competência que permite compreender e neutralizar as causas dos comportamentos de indisciplina na sala de aula, é, pela sua complexidade, uma das facetas mais exigentes da actividade docente. A investigação, realizada nacional e internacionalmente, tem mostrado que esta competência nem sempre está presente no repertório cognitivo e procedimental de muitos docentes, pelo que, a formação, enquanto eixo fundamental do desenvolvimento profissional dos professores, pode dar um contributo para uma mudança positiva das suas práticas e das representações que as suportam.
Cientes da importância do contributo da formação para este domínio da profissionalidade docente, apresentamos, neste artigo, uma síntese do dispositivo de formação adoptado em dois conjuntos de estudos, apresentados em provas de Doutoramento concluídas em 2003, através dos quais se visava ensaiar estratégias para promover a prevenção da indisciplina. Procuramos, com base na reflexão sobre algumas das características e dos resultados mais relevantes dessa investigação-formação e na experiência posterior adquirida como formador, assinalar alguns eixos básicos em torno dos quais se poderá articular e organizar a formação de professores no domínio da prevenção da indisciplina.(...)


(Artur José Espírito Santo, in Revista Sísifo)

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