sábado, 7 de novembro de 2009

EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA



O Congresso sobre "Sexualidade e educação para a felicidade" que hoje encerra em Braga concluiu que a disciplina de educação sexual nas escolas "não se pode resumir a meras conversas sobre sexo e métodos contraceptivos".
Os participantes no II Congresso Internacional de Pedagogia, promovido pela Faculdade de Filosofia (FacFil) da Universidade Católica Portuguesa, defendem que "a educação para a sexualidade deve ser uma temática transversal a diversas disciplinas". (...)

Para Eduardo Sá falar de sexualidade não é banalizar o sexo: "Quanto mais as pessoas banalizarem o sexo, inequivocamente mais atentam contra as relações amorosas e contra a própria sexualidade", defendeu.
"Criou-se uma banalização inquietante do sexo. Por vezes acho graça a algumas telenovelas em que se fala de sexo como se fosse uma coisa perfeitamente irrisória. Isso é uma atitude profundamente insensata quando se quer tomar em consideração as relações amorosas e a sexualidade como aquilo que nos faz crescer e virar do avesso", disse.

O especialista firmou-se "receoso" de que os professores estejam a ser deixados sozinhos": "Há uma comissão que fez um trabalho muito importante em Portugal mas é também importante que os professores tenham uma formação adequada", acrescentou.
Para lidar com a temática da sexualidade, Eduardo Sá considera que "nem todos os professores têm o perfil para o fazer", salientando que, "aqueles professores que visivelmente são referência para os adolescentes são, porventura, aqueles que podem falar com eles de tudo - sexualidade incluída - e serem atendidos".

"Esses professores devem ser acarinhados e muito bem formados", recomendou em conclusão.

(In Jornal i)

Nenhum comentário: