terça-feira, 10 de novembro de 2009

40º ANIVERSÁRIO DA RUA SÉSAMO


Sesame Street é um programa de televisão educacional para crianças, produzido nos EUA. A sua estréia ocorreu em 1969, pela rede pública NET (actual Public Broadcasting Service - PBS). Os principais protagonistas eram bonecos animados, criados por Jim Henson, que acabaram por ter uma projecção além do programa, conhecidos por Os Muppets, pertencentes à The Walt Disney Company.
Com cerca de 4.135 episódios produzidos em 37 temporadas, tornou-se o programa infantil de televisão com maior duração na história.
Foi apresentado em 120 países, muitos com versões locais adaptadas, entre os quais Portugal (Rua Sésamo), Brasil (Vila Sésamo), Canadá (Sesame Park), México (Plaza Sésamo) e Espanha (Barrio Sésamo).
O programa usava uma mistura de fantoches, animação e acção, ensinando às crianças pequenas lições de leitura e aritmética básicas, cores, letras, números ou os dias da semana.
Também ensinava noções básicas da vida pessoal e social, como por exemplo atravessar uma rua com segurança, a importância da higiene pessoal, etc. Muitas das seções do programa eram paródias ou cópias de outros programas televisivos convencionais.
Para além dos atractivos infantis eram inseridos elementos de humor maduro, como incentivo aos adultos a assistir ao programa junto com as crianças.

Nenhum comentário: