quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

PARA ELABORAR UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO


Para Kirkpatrick, um programa eficaz de treinamento deve ser:

- Baseado em necessidades – Você precisa saber qual o problema que deve ser resolvido para não perder o foco.

- Ter objectivos bem definidos – Quem não sabe onde quer chegar, não chega a lugar algum, certo?

- Acontecer no momento certo – Retirar alguém do trabalho em um momento inoportuno não vai permitir que ele aprenda e ainda vai aumentar os problemas já existentes.

- Ocorrer no local adequado – Ninguém questiona isso no treinamento presencial, mas no caso do treinamento on-line também não pode ser deixado de lado: equipamento adequado, banda adequada e, principalmente, cultura adequada – você não vai conseguir melhorar os resultados enquanto o momento do treinamento on-line não for respeitado, evitando interrupções.

- Atingir as pessoas certas – Muitas vezes preferimos pecar pelo excesso do que pela omissão, mas isso não diminui o tamanho do pecado. Um número pequeno de pessoas bem treinadas pode multiplicar o conhecimento atingindo todos os envolvidos que não puderam participar. Já em um grupo grande, o descontentamento gerado pelas pessoas que não vêem a importância prática do treinamento pode colocar todo o esforço para a transferência do conhecimento em risco.

- Conduzido por um líder eficaz – Não adianta ser apenas expert no assunto ou somente um instrutor talentoso. A eficácia depende das duas coisas.

- Utilizar técnicas eficazes – Os instrutores também precisam ser capacitados e reciclados.

- Alcançar seus objectivos – Afinal, treinamento é investimento.

- Satisfazer seus participantes – Os alunos são os seus clientes finais.

- Medir seus resultados – E enfim saber se todos os pontos acima foram alcançados, como, quando e onde melhorar.

Nenhum comentário: