quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

CALENDÁRIOS DE EXAMES NACIONAIS 2009



A primeira fase de exames nacionais do Ensino Secundário realiza-se este ano de 16 e 23 de Junho, sendo as classificações afixadas a 07 de Julho, de acordo com um despacho publicado hoje em Diário da República.
O despacho assinado pelo secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, estipula que o exame de Português do 12.º ano de escolaridade inaugura o calendário, enquanto que as provas de Matemática B e A estão agendadas para o último dia da primeira fase, período em que se realizam um total de 27 provas.

O prazo normal para a inscrição nestas provas decorre de 02 a 11 de Março, e o suplementar nos dois dias seguintes. As inscrições para a segunda fase realizam-se a 08 e 09 de Julho. A segunda fase dos exames decorre de 13 a 16 de Julho, com afixação das pautas a 30 de Julho.

Relativamente aos exames nacionais do 9.º ano, a primeira chamada, obrigatória, realiza-se a 19 de Junho para as provas de Língua Portuguesa e Português Língua não Materna, e a 22 para Matemática, com afixação dos resultados a 13 de Julho. Quanto à segunda chamada, para situações excepcionais, decorre a 25 e 26 de Junho, a Língua Portuguesa e Matemática, respectivamente, com os resultados a serem divulgados igualmente a 13 de Julho. Já a prova de Português Língua não Materna realiza-se a 13 de Julho e as pautas são afixadas a 30 de Julho.

No 9.º ano, os alunos internos são automaticamente inscritos para estes provas, enquanto os externos e autopropostos devem fazê-lo de 02 a 11 de Março. Os exames de equivalência à frequência do Ensino Básico realizam-se entre 19 de Junho e 06 de Julho, para o 3.º ciclo, e de 25 de Junho a 07 de Julho para o 2.º ciclo. Haverá ainda uma segunda fase entre 01 e 07 de Setembro, para os dois ciclos.

Nenhum comentário: