domingo, 26 de abril de 2009

D. NUNO ÁLVARES PEREIRA



O Papa Bento XVI elogiou hoje na saudação final da eucaristia a generosidade do agora São Nuno, o Condestável, considerando-o exemplo de "igualdade fraterna" para a sociedade actual.
Depois de na homília Bento XVI ter destacado somente as virtudes militares do Condestável Nuno Alvares Pereira, as palavras proferidas em português no "angelus" foram apenas dedicadas à sua "paixão e despojamento" porque "deu os seus bens aos mais desfavorecidos".

Numa "saudação à delegação portuguesa", que foi muito saudada pelos cerca de 2 mil peregrinos portugueses na Praça de S.Pedro, Bento XVI recordou que o novo santo, que era nobre, preferiu no fim da sua vida dar grandes ofertas aos pobres, tratando-os a todos como "membros da única família humana".
A sua história de vida é "um apelo" aos cidadãos de hoje, acrescentou Bento XVI.(...)

No guião da cerimónia, a Santa Sé classifica o Condestável como o "homem mais rico de Portugal" do seu tempo que "por amor de Deus fez-se pobre, inteiramente pobre" e "distribuiu todos os seus bens pela Igreja, pelos pobres, pela família e pelos antigos companheiros de armas".

"Só por ordem do rei é que deixou de andar pelas ruas a pedir esmola para os pobres" e "do que o rei lhe mandava para seu sustento, distribuía tudo o que podia pelos pobres, socorrendo e assistindo na agonia aos moribundos", refere ainda o guião. (...)


Nenhum comentário: