terça-feira, 21 de abril de 2009

AULAS DE REANIMAÇÃO NO SECUNDÁRIO




Programas escolares poderão incluir formação sobre uso de desfibrilhadores. Proposta vai ser entregue ao Ministério da Educação.


O Ministério da Saúde quer incluir no programa obrigatório do Ensino Secundário formação teórica e prática sobre os suportes básicos de vida e os desfibrilhadores automáticos, equipamentos que visam a reanimação em caso de emergência.
A proposta, revelou ao DN Rui Ferreira, o coordenador nacional para as doenças cardiovasculares, será entregue em breve ao Ministério da Educação. e poderá ser incluída já no próximo ano lectivo.
Rui Ferreira - que avançou ao DN esta iniciativa durante o XXX Congresso Português de Cardiologia - explicou que já estão a ser desenvolvidos conteúdos para integrar nos currículos obrigatórios dos estudantes do secundário.
Numa altura em que se aguarda a regulamentação da lei do uso de desfibrilhadores automáticos e morte súbita, que afecta centenas de portugueses por ano, o Alto Comissariado da Saúde apela à intervenção da população: "Queremos que os alunos aprendam quando devem contactar os hospitais, quando se utiliza o desfibrilhador e onde estão os equipamentos, qual o seu papel e como deve ser desencadeada acção". (...)

Nenhum comentário: