sexta-feira, 18 de julho de 2008

O MODELO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS PROFESSORES


Pode afirmar-se que o modelo de avaliação de desempenho dos professores, é o terceiro desde a instauração da democracia em Portugal. O primeiro modelo vinha de antes do 25 de Abril de 1974 e prolongou-se até 1990, quando foi publicado o estatuto da carreira dos educadores de infância e dos professores dos ensinos básico e secundário.

Este primeiro modelo tinha características meramente administrativas, sem qualquer impacto na progressão na carreira e no desenvolvimento profissional dos professores. Na realidade, partindo da presunção de competência do professor, o serviço prestado pelo professor era classificado como Bom, com excepção das situações em que o professor fosse objecto de procedimento disciplinar. Esta classificação de serviço era atribuída pelo responsável dos serviços de administração escolar.

A partir de 1990, instituiu-se um modelo que atribuía aos professores a classificação de Satisfaz desde que não se verificassem deficiente relacionamento com alunos, injustificada não aceitação de cargos e a não conclusão de acções de formação contínua a que estava obrigado.

A menção era atribuída pelo órgão de administração e gestão da escola, após análise de um reltório crítico elaborado pelo professor em relação à actividade por si desenvolvida.

Entretanto, desde 1998, a atribuição das menções de Bom ou Muito Bom pressupunha o desencadeamento de um procedimento extraordinário pelo professor, mediante requerimento do candidato.

Actualmente, afirma-se uma outra pespectiva de avaliação dos professores, centrada no seu desempenho profissional, a qual procura identificar os pontos fortes e as dificuldades reveladas na prática docente e contribuir para o desenvolvimento profissional dos professores.
Realiza-se segundo critérios previamente definidos que permitem aferir os padrões de qualidade do desempenho profissional do professor, tendo em conta o contexto socio-educativo em que o docente desenvolve a sua actividade. Os professores são classificados com menções qualitativas, de Insuficiente, Regular, Bom, Muito Bom e Excelente, com impacto sobre o acesso e progressão na carreira, assim como prémios de desempenho.

(adaptado de Sanches, 2008)

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