quarta-feira, 2 de julho de 2008

LIDERANÇA EDUCATIVA SUSTENTÁVEL



O termo sustentabilidade foi cunhado no campo ambientalista por Lester Brown, fundador do Worldwatch Institute, no início dos anos 80. Este definiu como sustentável uma sociedade que é capaz de satisfazer as suas necessidades sem diminuir as oportunidades de as gerações futuras satisfazerem as suas.(...) No campo da educação, Michael Fullan define a sustentabilidade educativa como "a capacidade de um sistema para se envolver nos aspectos complexos de um aperfeiçoamento contínuo, consistente, com valores humanos profundos". (...)

O propósito sustentável e central da educção é a aprendizagem profunda e ampla; este é um direito de todos. Muitas vezes, este tipo de aprendizagem é também um aprender lento - crítico, penetrante, reflectido e meditativo. Trata-se de uma aprendizagem que envolve os sentimentos das pessoas e que se articula com a sua vida. A aprendizagem profunda assemelha-se mais ao amor do que à luxúria. Não está demasiado preocupada com o desempenho. Não pode ser apressada. Não melhora com a fixação de metas. Raramente é medida por testes e é algo que não se pode fazer só porque alguém nos ordena que o façamos. Mae West colocou a questão de uma forma particularmente feliz: "Tudo o que vale a pena fazer, merece ser feito devagar".

(Hargreaves&Fink, 2007)

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