Tem início amanhã, no Centro de Formação de Professores de Águeda (CFPA), a primeira acção de formação destinada a coordenadores de departamento/avaliadores, no âmbito da Avaliação de Desempenho Docente (ADD).
Outras se seguirão, destinadas a conselhos executivos, comissões de coordenação e docentes, em geral.
É um programa que se estende até ao final do primeiro período do próximo ano lectivo e que tem como objectivo apoiar os intervenientes no processo de ADD.
Estamos conscientes que as escolas conseguem mudar, até com alguma rapidez, o que é material e organizativo. No entanto, não conseguem mudar facilmente o que é trabalho individual. A mudança que se antevê, vem mexer com os actores, nomeadamente quando diz que a responsabilidade é partilhada por todos, quando traz para o centro da escola o Projecto Educativo (PE), quando apela à liderança pedagógica e quando considera como objectivos finais o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores e a melhoria da qualidade das aprendizagens e dos resultados escolares dos alunos.
Que caminho seguir para vencermos as dificuldades que objectivos tão ambiciosos nos colocam?
Resta-nos esperar, enquanto responsáveis pelo CFPA, que esta formação, esforço conjunto da DGRHE e dos Centros de Formação de Associação de Escolas, contribua para que a avaliação esteja ao serviço de uma escola eficaz e equitativa.
A Directora do CFPA
Nenhum comentário:
Postar um comentário