quinta-feira, 5 de junho de 2008

DIA MUNDIAL DO AMBIENTE


O tema seleccionado para a celebração do Dia Mundial do Ambiente em 2008 foi o das alterações climáticas - suas causas e efeitos, e as respostas que as sociedades podem adoptar para ajudar a inverter o processo. Celebra-se esta quinta-feira, dia 5 de Junho, por todo o mundo. O mote é: «Mude os seus hábitos! Rumo a uma economia com reduzida produção de carbono».
O Programa das Nações Unidas para o Ambiente quer convencer os países, empresas e comunidades a reduzirem a emissão dos gases com efeito de estufa, sublinhando que todos nós podemos optar por fazer parte da solução, consumindo menos energia e fazendo opções mais ecológicas no nosso quotidiano.
As principais comemorações internacionais do Dia Mundial do Ambiente vão ter lugar em Wellington, na Nova Zelândia. Trata-se de um dos principais veículos, utilizados pelas Nações Unidas, para suscitar uma maior consciência ambiental e para promover a definição de políticas adequadas
Este é um dia para ser celebrado por todos, de forma mais popular possível, andando a pé ou de bicicleta, promovendo concertos, concursos, plantação de árvores, campanhas de reciclagem e debates.
Por intenção da ONU, este também será um dia em os Chefes de Estado, Primeiros Ministros e Ministros responsáveis pelo Ambiente devem enunciar políticas, comprometendo-se a desenvolver programas para a protecção do Planeta e a estabelecer estruturas governamentais permanentes destinadas à gestão e ao planeamento do ambiente.

Nenhum comentário: