quarta-feira, 7 de maio de 2008

OS MAUS RESULTADOS DA MATEMÁTICA


O secretário de Estado-adjunto da Educação, Jorge Pedreira, defende que é preciso erradicar a ideia instalada em Portugal de que os maus resultados a matemática são normais.
"Há problemas na cultura que existe em torno da matemática, que tende a naturalizar o insucesso. As pessoas acham normal que os alunos tenham maus resultados, mas não acham normal que tenham maus resultados noutras disciplinas", afirmou Jorge Pedreira durante uma conferência internacional sobre o ensino da matemática, que decorre até quinta-feira em Lisboa. (...)
Jorge Pedreira sublinhou que os resultados da implementação do Plano de Acção para a Matemática já são visíveis na forma como as escolas estão a trabalhar mas ressalvou que não é possível exigir resultados imediatos em educação.
"Há problemas do ponto de vista curricular, há problemas do ponto de vista da formação de professores. Há muitos problemas de natureza diferente e para todos tem de haver respostas", afirmou Jorge Pedreira.
O secretário de Estado reconheceu que é necessário partilhar experiências, mesmo a nível internacional, mas considera que os modelos utilizados por outros países não podem ser aplicados directamente, já que têm que ser adequados a diferentes realidades.
Na conferência internacional sobre ensino de matemática estão em debate temas como o currículo de matemática, as tendências e práticas, boas práticas curriculares e de formação e a formação contínua de professores.

Nenhum comentário: