sexta-feira, 16 de maio de 2008

CONCURSO "NA SENDA DE DARWIN"


O concurso "Na Senda de Darwin” pode levar-te até à Ilhas Galápagos! Se em Setembro de 2008 estiveres no 10.º, 11.º ou 12º anos então reúnes já um dos requisitos para participar neste desafio. O concurso assinala a comemoração dos 200 anos do nascimento de Charles Darwin e os 150 da publicação do seu livro "A Origem das Espécies", e é lançado pelo o jornal Ciência Hoje, em colaboração com a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.

É composto por um conjunto de seis trabalhos na área da escrita, vídeo e áudio que incidem sobre a figura de Darwin e a sua vida. Cada trabalho corresponde a um mês:
1.º Tema – Setembro de 2008
Vídeo – duração de três minutos – Reportagem de rua"Sabe quem foi Charles Darwin?"
2.º Tema – Outubro 2008
Prova Escrita - Tamanho: três mil caracteres em Arial, corpo 12."O que Darwin viu nas Galápagos"
3.º Tema – Novembro 2008
Vídeo – duração: 5 minutos"Um dia a bordo do Beagle"
4.º tema – Dezembro 2008
Áudio – duração: 3 minutos"Chegada de Darwin a Londres"
5.º Tema – Janeiro 2009
Prova escrita - Tamanho: 4500 caracteres em Arial, corpo 12"Explica-me ‘A Origem das Espécies’ como se eu fosse muito burro"
6.º Tema – Fevereiro 2009
Vídeo - duração: 5 minutos"Julgamento de Darwin"

Nesta primeira fase as equipas participantes – que têm de adoptar um nome que as identifique, como, por exemplo, "Albatrozes" - disputam um campeonato regional. São consideradas sete regiões: Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Madeira e Açores. Depois, aos sete vencedores regionais juntam-se as três segundas equipas mais pontuadas de todas as regiões. Estas dez equipas disputarão depois uma fase final em 14 de Março de 2009. Esta fase final apura a equipa vencedora do concurso.

As equipas devem fazer a sua inscrição até 30 de Junho de 2008. Nota que este é o primeiro factor de desempate caso haja equipas em igualdade pontual no fim da primeira fase. A data limite de inscrição é 15 de Setembro de 2008.

A equipa vencedora terá como prémio três cruzeiros (mais um para um professor acompanhante) nas Ilhas Galápagos, no Oceano Pacífico, onde Darwin passou pouco mais de um mês em 1835 e onde fez observações que foram importantes para a elaboração da sua Teoria da Evolução das Espécies.
A viagem inclui ainda uma visita de alguns dias ao Equador a que as Galápagos pertencem administrativamente.
A constituição das equipas é livre, independentemente dos anos e turmas, desde que os participantes sejam da mesma escola. Mas atenção as inscrições só terão validade depois dos conselhos executivos das escolas confirmarem através de
e-mail que os alunos inscritos no concurso frequentam essa escola. A viagem dos vencedores terá lugar em 2009, entre 5 e 15 de Abril.
Para saberes tudo sobre este concurso consulta:
http://www.cienciahoje.pt/26136

Nenhum comentário: