terça-feira, 27 de maio de 2008

DIA EUROPEU DO VIZINHO


Hoje é Dia Europeu do Vizinho.
Há dias europeus, dias mundiais, internacionais e outros mais. A maior parte deles passa sem ninguém se dar conta. Será que por ser Dia Europeu do Vizinho nós devíamos pôr o nosso melhor sorriso e bater na porta do lado, oferecendo a nossa disponibilidade? Não há um ditado que diz "a vizinhança é meia parentela"? E aos parentes nós damos o melhor, não é verdade?

Ora, o dia amanheceu chuvoso e pouco convidativo a saídas. Como poderia explicar ao meu vizinho que a razão pela qual o visito é unicamente assinalar a efeméride? Certamente, sentir-se-ía incomodado, porque se eu sou vizinho dele, ele também é meu vizinho e, então, também teria sido de bom tom, ter-me visitado.

Também acontece que nem sempre os nossos vizinhos são o que nós gostaríamos e chegam mesmo a ser os causadores das nossas insónias. Como diz o povo "quem não tem vizinho certo, dorme com um olho fechado e outro aberto". Pois é, os vizinhos são muito importantes nas nossas vidas, sobretudo quando não se fazem notar... sinal de que tudo vai bem.

Porque razão não é Dia Mundial do Vizinho? Se calhar é porque ninguém sabe, ainda, se a humanidade tem vizinhos... Também, convenhamos, que não dava muito jeito fazer viagens de anos-luz para pedir um raminho de salsa.

Nenhum comentário: